top of page
  • Foto do escritorJéssicaRebello Fotografia

Método blw



Olá sou Janaina Machado,

Tenho 22 anos, sou casada com o Mateus, e tenho um filhote lindo Lorenzo (Lo) (hoje com 1e3meses).

Antes mesmo da gestação comecei a buscar mais informação sobre a MATERNIDADE!

Grávida aos 20 anos queria vivenciar a maternidade de forma mais consciente possível, e hoje sou apaixonada por esse universo e principalmente pela introdução alimentar tornando mais agradável possível.


Por que optei pelo método BLW ?

A fase da “Introdução Alimentar” não me chamava tanta atenção, era algo que não me “preocupava”. Achava uma fase sem muitos “mistérios”, afinal, era só seguir as REGRAS que a tanto tempo eram as mesmas, sendo faladas e passadas para nós mamães, na maioria das vezes pelo próprio pediatra!

Eram regrinhas de horários, tipos de frutas a serem oferecidas, combinações de legumes para as papinhas, os utensílios importantes como peneiras e mixer, regras de quantidade para o bebê comer a cada refeição, enfim…

Quando estava pertinho de iniciar a Alimentação Complementar do meu filho Lorenzo, com 6 meses, que até então somente havia recebido meu leite e fórmula, comecei a me questionar muitas coisas. ''O quanto aquele momento iria influenciar o resto da vida dele alimentar. Por que não iniciar um hábito alimentar que seja adequado para a vida inteira?''

Foi aí que comecei a ler muito, estudar, trocar experiências com outras mães, para fazer a melhor escolha, queria promover uma experiência única para meu pequeno, queria que suas primeiras impressões sobre o “mundo dos alimentos” fossem as mais prazerosas possíveis. Queria mostrar a ele o caminho de comer sem culpa, sem exageros, sem vícios de paladar.

Enfim, fazer ele desde o princípio ter uma relação equilibrada com a comida. Foi buscando esses princípios para Introdução Alimentar que descobri o método do Baby-Led Weaning (BLW). Me encantou por dar prioridade a outras questões além DO QUE oferecer e sim do COMO oferecer.

EMPATIA, RESPEITO e CONFIANÇA as palavras que mais me tocam no método! É exatamente isso que quero para meu filho!!!

Muitas pessoas acabam achando que “fazer” BLW é simplesmente o fato de oferecer comida em pedaços para o bebê e deixar ele comer sozinho. Mas na verdade, a abordagem do Baby-Led Weaning é um pouco mais ampla, é baseada no desenvolvimento e prontidão do bebê para comer! Nosso papel como cuidadores e pais é OFERECER, DISPONIBILIZAR o alimento e deixar o bebê livre para comer quando se sentir pronto! Por isso é tão importante sentar o bebê na mesa junto as refeições em família e ter alimentos que possam TODOS comer.


O objetivo não é o ENGOLIR e sim, o conhecer! E para conhecer o alimento o bebê precisa ter o máximo de contato. Ele manipula com as mãos, esmaga, segura firme, leva até a boca, passa no cabelo, joga no chão... Tudo faz parte do processo de aprendizagem e exploração!

Oferecemos os alimentos em formato de “palito” e “hastes” pois é a forma que um bebê de aproximadamente 6 meses consegue segurar o alimento. Somente por volta dos 8/9 meses o bebê vai desenvolver o movimento de “pinça”, ou seja, será capaz de pinçar alimentos em formatos menores! Pedaços! 

Bom, resumindo… a abordagem do BLW é deixar o bebê conduzir sua própria introdução alimentar. É observarmos e respeitarmos suas habilidades e oferecer oportunidade para que ele possa comer ATIVAMENTE por ele mesmo!


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doula

Comments


bottom of page